Histórico

INFORMAÇÕES GERAIS

Mestrado: Criação em 9 e 10 de fevereiro/2004

Doutorado: Criação em 9 e 10 de fevereiro/2004

Reconhecimento: Cursos de MS e DS reconhecidos pela CAPES. A recomendação da CAPES fundamenta-se na avaliação realizada por especialistas, de área(s) do conhecimento afim(ins) ao programa considerado, cujo resultado é expresso na proposição de uma nota. A homologação pelo Ministério de Educação desse resultado assegura validade nacional aos títulos outorgados por programas com nota igual ou superior a três e equivale ao reconhecimento de que trata o art. 46, da LDB.

Coordenação: O Programa está vinculado ao Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa, com natureza acadêmica e didática interdepartamental, tendo em vista a participação de orientadores e disciplinas oferecidas por vários departamentos da UFV.

Coordenação Didático-Científica: É exercida por um coordenador, três representantes do quadro de orientadores do curso e um representante discente.

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Federal de Viçosa, em níveis de mestrado e doutorado reconhecidos pela CAPES, tem como objetivo a capacitação de recursos humanos na área de biologia celular e tecidual de populações naturais. Nos últimos anos a biologia celular tem deixado de ser uma ciência meramente descritiva para se tornar uma ciência investigativa, capaz de elucidar e, até mesmo, interferir nos processos e sistemas biológicos. As pesquisas recentes em biologia celular e tecidual têm incorporado conhecimentos de biologia molecular, bioquímica, genética, fisiologia, matemática e bioinformática, permitindo a estruturação de um conhecimento multidisciplinar, com aplicabilidade em sistemática, taxonomia, comportamento, conservação e manejo de espécies, recuperação de áreas degradadas e melhoramento genético.

 O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural permite o treinamento em duas linhas de pesquisa:

Biologia das Células e dos Tecidos: Essa linha de pesquisa tem como objetivo a realização de estudos estruturais e ultra-estruturais de células animais e vegetais de populações naturais visando à compreensão da morfologia funcional destes organismos.

Análises Quantitativas e Moleculares do Genoma: Essa linha de pesquisa tem como objetivo principal dar apoio a pesquisas de análise de variabilidade genética, regulação gênica, taxonomia e evolução de diferentes organismos de populações naturais, a partir da utilização de técnicas citogenéticas e de biologia molecular.

Adicionalmente, este programa incentiva a realização de treinamento parcial do doutorando em outras instituições internacionalmente reconhecidas, quando conveniente para a sua completa formação e também recebe profissionais da área e áreas afins para treinamento em pós-doutoramento.

Criação do Programa de Pós-graduação

 Ofício de recomendação pela CAPES Clique aqui

Ficha de recomendação por ocasião da criação do curso Clique aqui

BUSCA NO SITE

Endereço

Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural
Departamento de Biologia Geral
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário
CEP: 36570 000 – Viçosa – MG
Fone: (31) 3899-3365
Emailbiocel@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress