Infra-estrutura

A UFV possui uma ótima infra-estrutura para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa na área de Biologia Celular e Estrutural. Essa infra-estrutra vem sendo aprimorada, ao longo dos anos, com a aquisição de modernos equipamentos, o que vem permitindo o desenvolvimento de trabalhos de qualidade nas diferentes linhas de pesquisa e ensino. Essas pesquisas são desenvolvidas, principalmente, nos laboratórios do Departamento de Biologia Geral. Entretanto, em um processo integrativo, o Centro de Microscopia e Microanálise do Instituto de Biotecnologia Aplicada a Agropecuária (BIOAGRO) e alguns laboratórios do Departamento de Biologia Vegetal também têm sido utilizados. Os principais laboratórios de ensino e pesquisa estão listados a seguir:

-Laboratório de Citogenética de Insetos (DBG) O objetivo deste laboratório é utilizar a citogenética como ferramenta para entender a evolução das espécies de alguns grupos de insetos, contribuir com a taxonomia do grupo e estudar a variabilidade genética destes insetos. Este laboratório, possui equipamentos de pequeno e grande porte, requeridos para o preparo de materiais biológicos para o estudo da estrutura e ultra-estrutura dos diferentes tecidos que compõem os organismos. Os projetos que vêm sendo desenvolvidos tem como principais objetivos compreender a morfologia dos sistemas digestivo e/ou reprodutor de vários grupos animais, como por exemplo, roedores, peixes e insetos, e relacionar esta à fisiologia destes sistemas.

- Laboratório de Biologia Celular (DBG) Este laboratório oferece condições de estudos relacionados à Biologia, Morfologia e Genética de insetos da ordem Hymenoptera, bem como para o estudo estrutural e processamento para estudos ultraestruturais de células vegetais e animais, culturas de células vegetais e testes com plantas em soluções nutritivas, já que dispõe de uma câmara de crescimento.

- Laboratório de Biologia e Genética Molecular de Plantas(II) Esse laboratório tem dado apoio as pesquisas de análise de diversidade genética e de regulação da expressão gênica em plantas.

-Laboratório de Biofísica (DBG) Esse laboratório tem dado suporte ao desenvolvimento de estudos relacionados ao efeito de metais pesados em diferentes cultivares vegetais.

- Laboratório de Bioinformática. O laboratório de Bioinformática/DBG considera o ensino a distância prioritário, pois possibilita a democratização da educação, fazendo chegar às mais distantes partes do país programas de boa qualidade, ampliando as possibilidades de acesso ao conhecimento e aos bens culturais àquelas pessoas que não podem estar de forma presencial na universidade.

-

Laboratório de Radioisótopos (DBG) Equipado para o desenvolvimento de estudos relacionados ao efeito de elementos radioativos sobre cultivares vegetais.

- Laboratório de Citogenética (Labcitogenética) (DBG). No Labcitogenética são realizadas análises citogenéticas em geral em nível de pesquisa e acadêmico, análises de ciclo celular, análises de imagens aplicadas à citogenética, citometria de fluxo, engenharia cromossômica, apoio a projetos intra- e inter-departamental, apoio a projetos de outras instituições, apoio aos estudantes de graduação, pós-graduação e de estagiários.

- Núcleo de Microscopia e Microanálise. O Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM) foi inaugurado em 27 de agosto de 2004, pelo Magnífico Reitor Professor Evaldo Ferreira Vilela. A criação do NMM resultou de um projeto de desenvolvimento de estratégias de agregação tecnológica voltadas ao uso compartilhado de equipamentos sofisticados, para permitir melhor gestão e implantação de projetos de natureza interdisciplinar.

O processo para criação do NMM foi elaborado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) da UFV, mas atualmente o Núcleo conta também com representantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CEE) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), disponibilizando os equipamentos de grande porte e de alto custo para ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, o público alvo constitui-se de pesquisadores formados e em formação, da UFV e de outras entidades públicas ou privadas interessadas, caracterizando, assim, seu sistema multi-usuário e multidisciplinar. Portanto, o objetivo do NMM é maximizar o uso de seus aparelhos, proporcionando maior produtividade em termos de número de publicações, dissertações e teses defendidas e trabalhos apresentados em congressos, simpósios e seminários, uma vez que se trata de equipamentos extremamente caros e de elevado custo de manutenção.

Até o presente, o NMM apoiou mais de 700 pesquisas diferentes que resultaram em mais de 200 artigos, 240 apresentações em eventos (oral ou pôster), 16 premiações e 200 dissertações e teses de pós-graduação, em nível nacional e internacional. Além disso, o Núcleo promove cursos de extensão presenciais e disciplinas curriculares para treinamento e aperfeiçoamento, em microscopia, de alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.

-Biotério Central. O Biotério do CCB/UFV destina-se à criação e fornecimento de camundongos, ratos, hamsters e cobaias a todos os departamentos da UFV.

- Laboratório de Imunovirologia

- Laboratório de Pesquisas em Anatomia Vegetal (DBV) Este laboratório tem sido importante no desenvolvimento de trabalhos envolvendo aspectos estruturais e ultraestruturais na biologia celular vegetal.

BUSCA NO SITE

Endereço

Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural
Departamento de Biologia Geral
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário
CEP: 36570 000 – Viçosa – MG
Fone: (31) 3899-3365
Emailbiocel@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress